terça-feira, agosto 08, 2006

ORQUESTRA RAÍZES IBÉRICAS EM CASCAIS


Uma obra de Mozart vai ser dirigida pela primeira vez. Foi escolhido o palco do Centro Cultural de Cascais para esta estreia mundial da versão orquestral do "Andante" da sonata para piano, K.545, de Mozart, encomendada ao compositor Eurico Carrapatoso. Esta audição realiza-se no dia 24 de Setembro, pelas 18.30. Actuará a Orquestra Raízes Ibéricas, com direcção de José Atalaya. Do programa constará ainda o "Adagio para cordas" de Samuel Barber e a estreia de "Anotações para cordas" de Lopes-Graça.

O Festival Raízes Ibéricas, apoiado pelo Instituto das Artes - Ministério da Cultura
-prossegue no Centro Cultural de Cascais no dia 8 de Outubro, com o duo de pianistas Caio Pagano e Bon de Sousa que nos revelam duas obras primas mozartianas para piano a quatro mãos: a "Fantasia em fá menor" K. 608 e a "Sonata em si bemol menor" K. 358. Quinze dias depois, Jorge Moyano interpretará obras de Mozart e Schumann.

A terminar este ciclo de Outono em Cascais, no dia 19 de Novembro, pelas 18.30, Paulo Gaio Lima (violoncelo barroco), Ricardo Rocha (guitarra portuguesa) e Marcos Magalhães (cravo) além da execução da célebre "Sonata nº 6" de Vivaldi, darão um importante contributo para o recente esforço de valorização da personalidade fortíssima de João Baptista André Avondano, interpretando das Quattro sonate e due duetti, a "Sonata III em Dó Maior" e a "Sonata IV em Fá Maior".