terça-feira, maio 12, 2009

FESTA DA MÚSICA EM DIÁLOGO

Piero Bellugi
O acolhimento do público aos concertos quinzenais de
Música em Diálogo
em Oeiras, promovidos desde há quase um quarto de século, sem interrupção, aos domingos de manhã, determinou a decisão de valorizar o espectáculo de encerramento da primeira parte da temporada.
Assim, domingo, dia 24, o programa começa às 11H, no Auditório Ruy de Carvalho, em Carnaxide, com a presença do Maestro Piero Bellugi. Vai estar à frente da Orquestra Raízes Ibéricas, para dirigir três obras-primas de Vivaldi: As quatro estações (Primavera, Verão, Outono, Inverno) – sendo solista o jovem violinista Pedro Meireles. A seguir, também de António Vivaldi, o mais conhecido dos seus concertos sem solista "concerto alla rustica” - obra que precederá a apresentação de outro jovem mestre - o violoncelista e compositor Vasco Alves que interpretará o concerto em lá menor. O programa inclui ainda a estreia absoluta de Neologismos de José Atalaya, para orquestra de cordas, extraídos das suas peças electrónicas e/ou vocais (sobre poemas de Eugénio de Andrade) em versões de Marina Pikoul e David Lloyd.
O espectáculo prossegue com a participação do pianista Pedro Ferro, a interpretar obras de Schubert e Prokofieff e com o regresso a Oeiras do sempre festejado Quarteto de Saxofones do Porto, constituído por Francisco Ferreira, Gilberto Bernardes, Carlos Ramalho e Hugo Marinheiro, em obras de Haydn, Meijering, Hamel, Iturralde, Piazzolla.
De Ravel, como sempre, o Bolero.

Com entrada livre, o espectáculo realiza-se no
Auditório Ruy de Carvalho, em Carnaxide, terminando cerca das 19 horas.

No dia anterior, 23 de Maio, no Auditório do Centro de Apoio Social de Oeiras, pelas 16H, actuarão os duos Marina Pikoul (piano)/ David Lloyd (viola) e Paula Almeida ( violoncelo) / Maria do Céu Camposinhos (piano). Do programa constam obras de Chopin, Dvorak, Dittersdorf, Glinka, Franck Bridge, Beethoven, Brahms, Luís Costa, Joly Braga Santos e Armando José Fernandes.


Concertos promovidos pela Câmara Municipal de Oeiras, com apoio da Direcção Geral das Artes