sábado, outubro 28, 2006

Música electro-acústica

Vasco Alves
Domingo, dia 5 de Novembro, pelas 11 horas, no Auditório Municipal Ruy de Carvalho, em Carnaxide, prossegue o ciclo "Música em Diálogo" com um espectáculo de
música electro-acústica.
Elizabeth Davis, co-fundadora do Ensemble Improviso XXI, grupo especialmente vocacionado para a improvisação e repertório percutivo, concentra-se desta vez, na sua espectacular faceta de instrumentista que chefia o respectivo naipe na Sinfónica Portuguesa. Neste rápido olhar para a música dos nossos dias, Elizabeth aparece na companhia dos seus mais queridos autores, os habituais Roberto Sierra, Ney Rosauro, Paul Smadlbeck, Heiko Abe.
Pedro Faro propõe-nos as suas novíssimas "Variações sobre a guitarra portuguesa".
Vasco Alves que sai da primeira estante da Orquestra Raízes Ibéricas para nos oferecer peças de raiz electro-acústica, reflexos da sua habitual meditação violoncelística, apresenta as peças "Fantasia sobre o nome Atalaya" e " Phantomime".
António Feio, também fundador do grupo, estará quase sempre no palco, nessa manhã dominical, porque continua a assumir a complexa responsabilidade de gerir as estruturas informáticas adjacentes. Vai revelar-nos a sua mais recente composição "Génesis".
Ouvir-se-ão ainda as "Variantes rítmicas sobre quatro sons sinusoidais" de José Atalaya, estreadas há cerca de 40 anos em Itália pelo Estúdio de Fonologia de Florença, dirigido por Pietro Grossi, peça de 1968, apresentada em Lisboa em 1982 e considerada a primeira obra de música electrónica de autor português.
Em homenagem a Mozart, teremos oportunidade de ouvir uma brevíssima peça - Trazom - que evoca, com simplicidade, o encantador melodismo que o genial austríaco desenhou através do maravilhoso "andante" dedicado à sua última sonata em dó maior, K.545.