terça-feira, dezembro 26, 2006

MÚSICA EM DIÁLOGO

TEMPORADA 2007

em Algés, Carnaxide e Oeiras

Teatro Municipal Amélia Rey Colaço . sábados . 16H . concertos mensais Algés

Auditório Ruy de Carvalho . domingos . 11H . concertos quinzenais Carnaxide

Igreja Matriz de Oeiras . 16H . Páscoa e Natal . Oeiras

Concerto inaugural

17 de Fevereiro

16H. Teatro Amélia Rey Colaço . Algés

SEIXAS, BACH, SCARLATTI

nas vozes do cravo setecentista

Prelúdios . Sonatas . Tocatas


Magdalena van Zeller - cravo


"""""""""""""""""""""


No final do espectáculo, o Prof. Dr. José Manuel Thedim, Vice-Reitor da Universidade Portucalense, fará uma conferência subordinada ao tema:

"Espectáculo do Poder na Corte de D. João V"



Ideia de iniciar esta nova temporada com música do tempo de D. João V, rememorando o ano da sua ascensão ao trono ( 1707 ), protagonizada, essa música, na ianuguração, pelo gigantismo de Bach que faleceu em 1750 - exactamente no ano da morte do monarca português que mais protegeu as artes e as ciências - e por Domenico Scarlatti, nascido como Bach, em 1685, figura máxima do génio setecentista italiano e que o nosso "Rei Magnânimo" arrancou à Capela Pontifícia em Roma.
Chamada de atenção para a coincidência (triénio!) dos esplendores da capela Real da Corte de D. João V. O que se acentua na "Música em Diálogo", em Oeiras, iniciando e finalizando, durante 2007, um ciclo de quatro conferências sobre o "Tempo de D. João V", fazendo ouvir em Algés, Carnaxide e Oeiras, música deste tempo, em clavicórdio, cravo, piano, violino, com e sem orquestra - e sem ignorar a justa, embora breve referência, ao padre António Soler, discípulo em Madrid de Scarlatti - o qual, no final da programação dos 24 concertos de 2007, exprime, no concerto orquestral com Carlos Seixas, as potencialidades máximas do génio ibérico - lado a lado com o génio de João Sebastião Bach.
*Consultar nota sobre este assunto em wwwlabirintos-da-musica.blogspot.com
""""""""""""""""""""""""""""""
A temporada prossegue no dia seguinte, domingo de Carnaval, 18, pelas 11H, no Auditório Ruy de Carvalho, em Carnaxide, com um programa de Carnaval:
SAINT-SAËNS
O Carnaval dos Animais
14 quadros miniaturais e divertidos, imaginados por Saint-Saëns para criticar "eminências" da época- rindo-se também o autor de si próprio! - estreados em 9 de Março de 1886.
Introdução e marcha real. Galos e galinhas. Animais de pé ligeiros. As tartarugas dançam o can-can. O elefante. Os cangurus. O aquário. Personagens de orelhas compridas. O cuco perdido no bosque. Viveiro de pássaros. Pianistas. Fósseis. O cisne. Final: desfile de toda a bicharada.
Aproveitando a presença de dois pianos no palco - coisa rara! - teremos ainda oportunidade de ouvir de PAUL DUKAS, O aprendiz de feiticeiro e de BRAHMS Variações para dois pianos sobre um tema de Haydn, op. 56 b (Coral de S. António).
Duo de pianistas:
Daniela Ignazzitto / João Paulo Santos
Estes concertos são promovidos pela Câmara Municipal de Oeiras e tem o apoio do Instituto das Artes, Ministério da Cultura.