TATIANA PAVLOVA em Cascais, Algés e Carnaxide
Tatiana Pavlova, admirável representante da centenária Escola Russa de Piano, actuará no Centro Cultural de Cascais, nos dias 6, 7 e 13, pelas 18.30, no Teatro Amélia Rey Colaço, em Algés, dia 27, às 16.00 e dias 14 e 28, no Auditório Municipal Ruy de Carvalho, em Carnaxide, pelas 16.00, interpretando obras de Carlos Seixas, Beethoven e Rachmaninoff.
6 de Setembro - 18.30 - Centro Cultural de Cascais
BEETHOVEN - Sonata op. 2 nº 2 / Sonata op. 27 nº 2
RACHMANINOV - Prelúdios op. 23 nº 4 / op. 32 nº 12
__________
7 de Setembro - 18.30- Centro Cultural de Cascais
BEETHOVEN - Sonata op. 2 nº 3 / Sonata op. 31 nº 2
RACHMANINOV - Prelúdios op. 23 nº 6 / op. 32 nº 1
__________
13 de Setembro - 18.30 - Centro Cultural de Cascais
BEETHOVEN - Sonata op. 2 nº 1 / Sonata op. 57
RACHMANINOV - Prelúdios op. 32 nº 2 / op. 32 nº 5
_________
14 de Setembro - 16H - Auditório Ruy de Carvalho, Carnaxide
SEIXAS - 3 Sonatas
BEETHOVEN - Sonata op 2 nº 1 / Sonata op. 57
___________
27 de Setembro - 16H- Teatro Amélia Rey Colaço, Algés
SEIXAS - 3 Sonatas
BEETHOVEN - Sonata op. 2 nº 2 / Sonata op. 27 nº 2
___________
28 de Setembro - 16H - Auditório Ruy de Carvalho, Carnaxide
SEIXAS - 3 Sonatas
BEETHOVEN - Sonata op. 2 nº 3 / Sonata op. 31 nº 2
Natural de Moscovo, Tatiana Pavlova iniciou os seus estudos de piano com a idade de três anos. Dos cinco aos dezoito anos estudou na Escola de Música Gnessin com D. Magratchova, uma aluna do lendário Sofronitsky, onde obteve o grau de Bacharel com distinção, na especialidade de Execução Pianística. Nos cinco anos seguintes aprofundou os estudos no Instituto Superior de Música Gnessin, graduando-se, igualmente com distinção e louvor, Mestre em Execução Pianística, com o professor Y. Petrov. Participou também em master classes orientadas por D. Paperno e P. Badura-Skoda. Também estudou oboe (graduando-se com distinção), cravo e órgão.
Foi galardoada em vários concursos internacionais: Concertino Praga (Checoslováquia), Concurso de Improvisação de Vilnius (Lituânia); Maria Canals de Barcelona e Concurso de Piano de Santander (Espanha); Concurso da Cidade do Porto (Portugal); Elio Santangelo, Prémio Astor Piazzolla, Città di Tollo, Luigi Zanuccoli e Trofeo Città di Atri ( Itália), Haverhill Sinfonia Soloist Competition(Grã-Bretanha).
Actuou em concertos na Rússia, França, Espanha, Irlanda, México, Colômbia, Venezuela, Grã-Bretanha, Portugal, Áustria e Itália, em alguns dos principais teatros e salas de concertos, entre os quais, Groβer Saal do Mozarteum (Salzburgo), Teatro de São Carlos, Fundação Gulbenkian, Centro Cultural de Belém (Lisboa), Fundación Juan March (Madrid), Teatro Regio (Turim), Palazzo Barberini, Palazzo Farnese, Auditorium Conciliazione (Roma), St George's Bristol (Bristol).
Participou em diversos festivais: Música em Leiria, Costa do Estoril, Sintra, Madeira, Algarve, Raízes Ibéricas (Portugal), Maggio Musicale di Saluzzo, Romaestate, maratona de Rachmaninov nas Settimane musicali di Stresa e del Lago Maggiore, Festival Europeo dei Duchi d’Acquaviva, Settimana mozartiana di Chieti e Estate Musicale Frentana(Itália).
Gravou concertos e recitais para estações de rádio e televisão na Europa e América Latina.
Em 2000 foi pianista oficial no V Concurso Maria Callas ( RAI - radiotelevisão italiana), no qual acompanhou mais de 700 cantores.
Foi assistente da directora de orquestra Claire Gibault na Sociedade Musica per Roma em 2000-2002.
Exerceu funções docentes em conservatórios e universidades na Europa e América do Sul; foi membro de júris de concursos internacionais de piano e música de câmara em Itália e Portugal.
Gravou em CD obras de alguns compositores em Antologia de Cinco Séculos de Música Portuguesa; duplo CD 1º vol. das obras completas para piano solo de Rachmaninov (Numérica, Portugal); sonatas para violino e piano de Mozart (BNL, França) com Frédéric Pelassy. Também gravou, com música de sua própria autoria, vários CD's e realizou concertos com composições suas no México, Colômbia, Roménia, Irlanda, Grã-Bretanha e Itália.
Em 1998 foi-lhe conferida a cidadania portuguesa, por mérito do seu contributo artístico.
Actualmente reside em Itália e é professora no Instituto Superior dos Estudos Musicais "G. Verdi" de Ravena.
<< Home