domingo, fevereiro 04, 2007

"CARNAVAL DOS ANIMAIS" em domingo de CARNAVAL

Caricatura de Saint-Saëns
Domingo de Carnaval, dia 18 de Fevereiro,
pelas 11H, no Auditório Ruy de Carvalho,
em Carnaxide, inicia-se a temporada
"Música em Diálogo" com a obra
"O Carnaval dos Animais"
de Saint-Saëns:
Suite de 14 divertidas miniaturas:
Introdução e marcha real. Galos e galinhas. Animais de pé ligeiros. As tartarugas dançam o can-can. O elefante. Os cangurús. O aquário. Personagens de orelhas compridas. O cuco perdido no bosque. Viveiro de pássaros. Pianistas. Fósseis. O cisne. Final: desfile de toda a bicharada.
Trata-se de uma das mais conhecidas composições deste compositor, devido sobretudo ao seu penúltimo número "O Cisne", dançado pela grande Pavlova! Na suite "O Carnaval dos Animais" crianças e adultos divertem-se ao ouvir o zurrar dos burros, as zaragatas entre galos e galinhas, os saltos dos cangurús. Ou ao imaginar um elefante na voz do contrabaixo, ou aquela tartaruga que vai conseguindo dançar o can-can, mas muito devagarinho. Os melómanos mais conhecedores dos ambientes musicais da época recordam as alusões críticas que o compositor faz nesta obra, escrita em pleno carnaval de 1886. Rindo-se, o autor, até de si próprio, a propósito do êxito que considerava excessivo da sua "Dança Macabra" e de outras obras "fossilizadas".
Serão intérpretes
Rodrigo Queirós - 1º violino, Rodrigo Gomes - 2º violino, Pedro Falcão - viola, Irene Lima - violoncelo, Óscar Torres - contrabaixo, Ana Catarina Sousa - flauta, Joaquim Ribeiro - clarinete, Elisabeth Davis- percussão
e os pianistas Daniela Ignazzitto e João Paulo Santos

Mas o espectáculo iniciar-se-á com "O aprendiz de Feiticeiro" de Paul Dukas, interpretado pelos dois pianistas. No final do concerto ainda poderemos ouvir de Brahms "Variações para dois pianos sobre um tema de Haydn op. 56b" (Coral de S. António).

"""""""""""""
ENTRADA LIVRE
""""""""""""""
Este espectáculo é promovido pela Câmara Municipal de Oeiras e tem o apoio do Instituto das Artes / MC