terça-feira, fevereiro 20, 2007

Falando da Construção da Música


Na próxima quinta-feira, dia 22, pelas 15H, no Instituto Cultural D. António Ferreira Gomes prossegue o ciclo quinzenal "Falando da Construção da Música", subordinado ao tema: "Beethoven! Por que gostamos da sua música?" com a "Sinfonia nº 4".
A propósito desta obra, tão esquecida em relação a outras do compositor, Berlioz escreveu o seguinte referindo-se ao adagio:
" ultrapassa tudo o que a mais viva imaginação possa jamais sonhar em termos de ternura e pura volúpia."

E, na verdade, os segundos violinos abrem, em pianíssimo, um acompanhamento rítmico que continuará presente durante todo o andamento - ostinato que irá percorrer quase todas as estantes - deixando, no segundo compasso (aos oito segundos*) a descoberto o primeiro tema desse adagio, de expressão melódica muito cantável, como o são quase todos os do autor, evocado a rigor pelos primeiros violinos que o atiram depois para os instrumentos de madeira, em bloco, enquanto as cordas permanecem fiéis ao acompanhamento rítmico de início. E nem mesmo depois de acontecer um belíssimo novo tema na voz dolente e doce do clarinete solista(2' 46''*) esse motivo rítmico desfalece. Estas três ideias, a rítmica inicial e as duas restantes, vão-se envolvendo numa sucessão de arabescos melódicos e rítmicos que tornam incontornável este mágico e súbito alvorecer do romantismo sinfónico, numa premonitória antecipação do romantismo de compositores como Mendelssohn, Schubert, Schumann - e da própria "melodia infinita" de Richard Wagner.
*The Chamber Orchestra of Europa
Nikolaus Harnoncourt - maestro
TELDEC

Tema adjacente:

Variações e Fuga s/tema de Purcell op. 34
de Britten

Estrutura da música em função da entrada dos naipes:
TEMA
A - orquestra / B - madeiras / C - metais / D - cordas / E - percussão / F - orquestra
VARIAÇÕES
A - flautas / B - oboés / C - clarinetes / D - fagotes / E - violinos / F - violas / G - violoncelos / H - contrabaixos / I - harpa / J - trompa / K - trompete / L - trombones e tuba / M- percussão: timbales/ pratos e bombo/tamborim e triângulo/caixa/bloco chinês/xilofone/castanholas e bombo

FUGA

flautim / flauta / oboé / clarinete / fagote / violinos / violas / violoncelos / contrabaixos / harpa

TEMA EM SOBREPOSIÇÃO

Tema ( metais) / Fuga (madeiras e cordas)

____________________

Se estiver interessado em assistir a estas sessões quinzenais, poderá contactar o INSTITUTO CULTURAL D. ANTÓNIO FERREIRA GOMES através do T: 22 6102831 ou enviar uma mensagem para icafg@icafg.pt

________________________