Vasco Barbosa, Maria Emília Leite Velho e Joana Levy em Carnaxide, no Auditório Ruy de Carvalho
Vasco Barbosa regressa aos palcos de Oeiras, onde tem sido uma das presenças mais marcantes durante vinte anos consecutivos. Trata-se do violinista que durante mais tempo ocupou, sucessivamente, o lugar de "concertmeister" das três orquestras sinfónicas da capital - a Nacional da EN, a do Teatro de S. Carlos e a Sinfónica Portuguesa.
Dedica-se agora exclusivamente à actividade concertística tocando em duo com a pianista Maria Emília Leite Velho, insigne discípula de Marie-Antoinette Levêque de Freitas Branco e de Maria Christina Lino Pimentel, a qual exerce funções docentes no Instituto Gregoriano de Lisboa e de professora acompanhadora da Escola de Música do Conservatório Nacional.
Depois de o ter feito durante décadas com sua irmã Grazi Barbosa, com a qual percorreu vários países da Europa, Vasco Barbosa assegura ainda como primeiro violino e membro fundador do Quarteto Atalaya em que, com ele colaboram, a violinista húngara Klara Erdei, a portuguesa Teresa Beatriz e o irlandês Kenneth Frazer. Actuarão três vezes nesta temporada ( ver programação "Música em Diálogo").
Embora se tenha dedicado em especial ao repertório austro-alemão (Mozart e Beethoven) Vasco Barbosa, desta vez, prefere a música francesa, sem esquecer as peças de virtuosidade transcendente - traço da sua personalidade interpretativa que os seus admiradores aguardam semprem com especial empenho.
Mas há uma novidade mozartiana "Já sorri a Primavera", na voz de Joana Levy
O espectáculo, com entrada livre, realiza-se
domingo, dia 4 de Março, pelas 11H, no Auditório Municipal Ruy de Carvalho, em Carnaxide.
<< Home