sexta-feira, março 23, 2007

ORQUESTRA RAÍZES IBÉRICAS no Centro Cultural de Cascais e no Auditório Ruy de Carvalho


A Orquestra Raízes Ibéricas regressa ao palco do Centro Cultural de Cascais, sábado, dia 31 de Março, pelas 18.30 e domingo, dia 1 de Abril, pelas 11H, ao Auditório Ruy de Carvalho, em Carnaxide.

O maestro fundador da Orquestra, José Atalaya, após dirigir o Adagio para cordas de Samuel Barber (partitura celebrizada num inesquecível filme alusivo à guerra do Vietname) e de interpretar as Danças Populares Romenas de Béla Bartók, fará, no intervalo do espectáculo, a apresentação de Richard Tomes.

Este maestro irá dirigir o Concerto de Telemann, que precede no programa, o início das comemorações do centenário da morte de Edvard Grieg (1843/1907). Trata-se da audição da Suite Holberg, destinada a evocar, no ano de 1884, o bicentenário do nascimento do escritor e humorista dinamarquês Ludwig Holberg.
A obra foi concebida originariamente para piano e teve tal sucesso mundial que Grieg decidiu transcrevê-la para orquestra.
Esta significativa audição confiada a Richard Tomes, é assim muito propiciante para um encerramento festivo dos espectáculos.
O solista será David Lloyd.
Ambos os artistas (solista e maestro) fazem parte do quadro permanente da Orquestra Raízes Ibéricas, na qualidade de fundadores, chefiando, respectivamente, naipes de violinos e de violas.
Orquestra Raízes Ibéricas
Elenco
Violinos
Marta Eufrázio, Daniel Ferreira, Carlos Costa, Rodrigo Queirós, Suzanna Lidegran, Sónia Guerra, Ana Patrícia Lopes, Agostinha Jacinto
Violas
David Lloyd, Dírio Alves, Lúcia Lima
Violoncelos
Jed Barahal, Vasco Alves
Contrabaixo
Claudia Rodet
Estes espectáculos, de entrada livre, são promovidos pelas Câmaras Municipais de Cascais e Oeiras e têm o apoio do Instituto das Artes/Ministério da Cultura.